sábado, 5 de novembro de 2011

PETECA

Dois ou mais participantes,utilizando-se as mãos, onde a peteca é arremessada ao ar de um jogador para o outro, evitando que a mesma toque ao solo. Desenvolve o equilibrio e  coordenação motora.


Material: meia, jornal, saco plástico ou pedaço de pano;umas 5 penas, pedaços de papelão, serragem ou areia, barbante.

Como Fazer:  Se a peteca for de meia, cortar logo abaixo do calcanhar; se for de jornal, juntar uns três pedaços de jornal e um de plástico  de mais ou menos 22 x 22 cm de cada lado; se for de pano , juntar uns dois pedaços também de 22 x 22 cm de cada lado. Recortar um círculo no papelão de 6 cm e colocar no fundo do pé da meia ou no centro do quadrado de jornal e plástico ( que fica por fora) ou do pano. Encher com serragem ou areia e enterrar as penas. Amarrar bem com o barbante em torno das penas. É só convidar a turma e se divertir.

Maquete da história do Chapéuzinho vermelho

Fazer com que a criança reproduza na maquete,  a história contada.
Material variado, como EVA, catolina, papel colorido, cola quente,estimular a criatividade da criança.

Música: "FUI NA ESPANHA"

1) Eu fui na espanha                                4) Samba criola
    buscar o meu chapéu,                              que veio da Bahia
    azul e branco da cor                                pega a na criança
    daquele céu.                                            e coloca na bacia.


2) Ora palma, palma, palma                    5) A bacia é de ouro 
    Ora pé,pé                                               areada com sabão
    Ora roda, roda, roda                              depois de areada
    Caraanguejo peixe é.                              enxuga com o roupão


3) Caranguejo não é peixe                      6) O roupão é de seda
    Caranguejo peixe é                                  camisinha de filó
    Caranguejo só é peixe                              roupinha de veludo 
    Lá no fundo da maré.                               para quem ficar vovó.




                             7)  A benção vovó, a benção vovó.


  Na primeira, na terceira, na quinta e na sexta parte, as crianças, de mãos dadas, giram na roda. Na segunda parteas crianças soltam as mãos e, seguindo a letra, batem palmas, batem com os pés no chão,e rodam girando em torno de si mesmas. Na quarta parte rebolam e fazem o gesto de colocar a criança na bacia. Na sétima parte, formam pares e vão tomar a benção de quem ficou sem par ou se não sobrou ninguém sem par, tomam a benção de alguma pessoa que esteja por perto.

Música:"FUI NO TORORÓ"

                     1)   Fui no Tororó
                          Beber, água não achei                         
                         Achei bela morena,                         
                        Que no Tororó deixei                                                                                                   

                     2) Aproveite minha gente 
                        Que uma noite não é nada
                       Se não dormir agora
                      Dormirá de madrugada.

                    3) Ó dona ... ( nome de uma criança)
                       Ó dona ... ( repetir o nome da criança)
                      Entrarás na roda
                      e ficarás soazinha.

                      4) Sozinha eu não fico
                          nem hei de ficar
                          vou buscar  (diz o nome de outra criança)
                           para ser meu par.


                        5) Bota aqui o seu pezinho
                            Bem juntinho ao pé do meu
                            E depois  não  vá dizer
                           Que você se  arrependeu.


                        6)  Eu passei por uma porta
                             Um cachorro me mordeu
                             Não foi nada, não foi nada
                            Quem sentiu a dor fui eu.

A roda gira enquanto as criança cantam as primeiras três partes  e, na terceira , elas escolhem um deles para ir para o centro da roda. Esta criança escolhida responde cantando a quarta parte e ao citar o nome de outra criança de roda coloca-se à sua frente. Todos cantam a quinta parte, batendo palmas de acordo com o ritmo da cantiga, enquanto as duas crianças escolhidas dão a mão direita, estendem a perna direita para frente e colcam os pés juntinhos batendo palmas enquanto as duas pulam ora num pé, oraaa no outro, estendendo as pernas alternadamente pra frente.

CANTIGAS E BRINCADEIRAS DE RODA CANTADAS

      Quem não gosta de brincar e cantar?  Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. Essas cantigas e brincadeiras aproximam as gerações, pois pais , avós, tios, podem lembrar de como brincavam e mostrar às crianças as brincadeiras e músicas de sua infãncia. São também uma forma de valorizar nossa cultura e ampliar o conhecimento das gerações.
     Aumentar  o interesse pelo brincar onde envolve a todos e é favorável ao  desenvolvimento da coordenação de movimentos, memorização,desenvolvimento ritmo,sociabilidade, elas também podem através da música identificar ritmo, melodia, sons de objetos.


8) prender a cabeça no corpo e colocar cabelo. Olha como ficou linda, usando a criatividade, quanta coisa podemos ensinar  com esta criação, matemática,leitura,atenção, socializar material, além da criatividade e o gosto por fazer seu próprio brinquedo.
 Gostou ? Logo outros modelos de bonecas, aguarde.
7) cabeça: em uma das partes A desenhar, bordar ou colar, use criatividade e o material disponivel.Costurar as 2 partes e encher;
6)  virar o vestido e encher. Costurar a abertura;

5) colocar a outra parte D do tecido estampado, com o lado do avesso para fora, por cima dos braços e das pernas e costurar. Eles deverão ser costurados voltados para dentro, como  está na foto. Deixar a abertura no pescoço para colocar o enchimento;

continuando:

4) fazer da mesma forma para prender os braços;

continuação do modo de fazer a boneca (1)

2)costurar e encher as partes B dos braços e C das pernas;

3) corpo: para começar montar a boneca, colocar sobre a mesa uma parte D cortada no tecido estampado.Posicionar as pernas como está na foto abaixo e prender com alfinete;


sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Boneca de Pano (1)

Material básico para fazer qualquer tipo de boneca:
agulha,linhas,tesoura,alfinetes, lã ou viés, barbante ou tiras de pano para o cabelo;enchimento(ex: como lã,algodão,sacos plástico, panos picados).

Como Fazer:
      
   1) Cortarno tecido liso, a partir do molde 1.A, 2 vezes, o rosto
     
Usando os moldes 1.B e 1.C cortar 4 vezes cada um para formar braços e pernas.

    Usar o molde 1.D, 2 vezes, para cortar o vestido/corpo no tecido estampado.

Cinco Maria

Desenvolve o raciocínio lógico e motricidade.


Primeira Jogada: Jogue todos os saquinhos no chão e tire um  (normalmente se tira o saquinho que está mais próximo do outro). Depois com o mesmo, jogue-o para o alto e pegue um dos que ficaram no chã. Faça a mesma coisa até pegar todos os saquinhos.

Segunda Jogada:Jogue os cinco saquinhos no chão, depois tire um e jogue-os para o alto, porém desta vez se pega dois saquinhos de uma vez, mais  o que foi jogado para o alto.Repita.

Terceira Jogada:  Cinco saquinhos no chão tiram-se, e joga-se para o alto pegando desta vez três saquinhos e depois o que foi jogado.
Última Jogada: Jogam-se os saquinhos para o alto e pega-se todos os que ficarem no chão.

Brincadeiras de Faz-de-conta

Possibilita a criança ampliar suas experiências e se desenvolver afetiva, motora, cognitiva,social,imaginária,lúdica,estética, criativa, expressiva linguistica. Não é só nas tarefas cotidianas usando papel,tintas e lápis, é nas atividades práticas, é na construção que elas também aprendem com a experiência vivida, explorando o seu próprio conhecimento de criar, o de descobrir sua capacidade e cada um criar o seu modelo, o seu próprio brinquedo.

Desenvolvimento:

Contar a história e depois iniciar a confecção da casa sonolenta, com uma caixa de papelão e forrar com TNT colorido, desenhar na cartola as figuras,pintar e recortar e colar velcro nas figuras para fixa-las como conta a história.Os móveis são de pedacinhos de madeiras, papelão e plásticos coloridos e forrados com tecido coloridos, use sua criatividade.

MATERIAL UTILIZADO: caixa de papelão,TNT colorido, cola quente,folhas de cartola, lápis de cor, tecidos, tesoura,velcro.



                  

A casa Sonolenta


"A Casa Sonolenta" / Autor: Audrey Woody



 Era uma vez uma casa sonolenta, onde todos viviam dormindo. Nessa casa tinha uma cama, uma cama aconchegante, numa casa sonolenta onde todos viviam dormindo.




Nessa cama tinha uma avó, avó roncando, numa cama aconchegante, numa casa sonolenta onde todos viviam dormindo.

Em cima dessa avó tinha um menino, um menino sonhando, em cima da avó roncando, numa cama aconchegante, numa casa sonolenta onde todos viviam dormindo.




Em cima desse menino tinha um cachorro, um cachorro cochilando, em cima do menino sonhando, em cima da avó roncando, numa cama aconchegante, numa casa sonolenta onde todos viviam dormindo.

Em cima deste cachorro tinha um gato, umgato ressonando, em cima de um cachorro cocchilando, em cima de um menino sonhando, em cima de uma avó roncando, numa cama aconchegante, numa casa sonolenta onde todos viviam dormindo.

Em cima desse gato tinha um rato, um rato  dormindo, em cima de um gato ressonando, em cima de um cachorro cochilando, em cima de um meninosonhando, em cima de uma avó roncando, numa cama aconchegante, numa casasonolenta onde todos viviam dormindo.

Encima dess rato tinha uma pulga ... Será possível? Uma pulga acordada, em cima de um rato dormindo, em cima de um gato ressonando,em cima de uma avó, numa cama aconchegante, numa casa sonolenta, onde todos viviam dormindo.


Uma pulga acordada, que picou o rato, que assustou o gato, que arranhou o cachorro, que caiu sobre o menino, que deu um susto na avó, que quebrou a cama, numa casa sonolenta onde ninguém mais estava dormindo.




OBJETIVO:  Fazer a leitura um ato prazeroso
                     Conhecer várias histórias, contos;
                     Contar as histórias ouvidas;
                    Ter criatividade, imaginação, humor,
                    Desenvolvolver hábito de ouvir com atenção;
                    Enriquecer e aumentar seu vocabulário;
 Desenvolver o seu raciocínio, linguagem;
Descrever o cenário e personagen
 Dar condicões para que o aluno tenham contato com a leitura e que possam produzir textos criativos ou desenhos.


JUSTIFICATIVA:  Ler história e suscitar o imaginário da criança,estimular para que desenhe,para  musicar, para brincar. A história lida e ouvida desenvolve todo o potencial crítico da criança, o pensar, dúvidas, questionamentos. A criança aprende valores, refretindo sobre suas ações desenvolvendo o seusenso crítico, criatividade, sua expressão e linguagem ouvindo histórias e contos.


Caracteristica:

Atividades lúdicas com objetivo de socializar cantigas de rodas, fábulas, contos de fadas, teatros de fantoches, brincadeiras e construção de brinquedos.Para auxiliar na prática pedagógica,estabelecer relação com a turma e professores, de forma multiplicadora.Para que profissionais na área da educação tenha mais um local de pesquisa, de auxilio em seu dia a dia.

OBJETIVO:

É propiciar atividades lúdicas voltadas a educação infantil básicas, de maneira sadia que hoje nossas crianças não conhecem mais com a nova tecnologia.