Dois ou mais participantes,utilizando-se as mãos, onde a peteca é arremessada ao ar de um jogador para o outro, evitando que a mesma toque ao solo. Desenvolve o equilibrio e coordenação motora.
Material: meia, jornal, saco plástico ou pedaço de pano;umas 5 penas, pedaços de papelão, serragem ou areia, barbante.
Como Fazer: Se a peteca for de meia, cortar logo abaixo do calcanhar; se for de jornal, juntar uns três pedaços de jornal e um de plástico de mais ou menos 22 x 22 cm de cada lado; se for de pano , juntar uns dois pedaços também de 22 x 22 cm de cada lado. Recortar um círculo no papelão de 6 cm e colocar no fundo do pé da meia ou no centro do quadrado de jornal e plástico ( que fica por fora) ou do pano. Encher com serragem ou areia e enterrar as penas. Amarrar bem com o barbante em torno das penas. É só convidar a turma e se divertir.
sábado, 5 de novembro de 2011
Maquete da história do Chapéuzinho vermelho
Fazer com que a criança reproduza na maquete, a história contada.
Material variado, como EVA, catolina, papel colorido, cola quente,estimular a criatividade da criança.
Material variado, como EVA, catolina, papel colorido, cola quente,estimular a criatividade da criança.
Música: "FUI NA ESPANHA"
1) Eu fui na espanha 4) Samba criola
buscar o meu chapéu, que veio da Bahia
azul e branco da cor pega a na criança
daquele céu. e coloca na bacia.
2) Ora palma, palma, palma 5) A bacia é de ouro
Ora pé,pé areada com sabão
Ora roda, roda, roda depois de areada
Caraanguejo peixe é. enxuga com o roupão
3) Caranguejo não é peixe 6) O roupão é de seda
Caranguejo peixe é camisinha de filó
Caranguejo só é peixe roupinha de veludo
Lá no fundo da maré. para quem ficar vovó.
7) A benção vovó, a benção vovó.
Na primeira, na terceira, na quinta e na sexta parte, as crianças, de mãos dadas, giram na roda. Na segunda parteas crianças soltam as mãos e, seguindo a letra, batem palmas, batem com os pés no chão,e rodam girando em torno de si mesmas. Na quarta parte rebolam e fazem o gesto de colocar a criança na bacia. Na sétima parte, formam pares e vão tomar a benção de quem ficou sem par ou se não sobrou ninguém sem par, tomam a benção de alguma pessoa que esteja por perto.
buscar o meu chapéu, que veio da Bahia
azul e branco da cor pega a na criança
daquele céu. e coloca na bacia.
2) Ora palma, palma, palma 5) A bacia é de ouro
Ora pé,pé areada com sabão
Ora roda, roda, roda depois de areada
Caraanguejo peixe é. enxuga com o roupão
3) Caranguejo não é peixe 6) O roupão é de seda
Caranguejo peixe é camisinha de filó
Caranguejo só é peixe roupinha de veludo
Lá no fundo da maré. para quem ficar vovó.
7) A benção vovó, a benção vovó.
Na primeira, na terceira, na quinta e na sexta parte, as crianças, de mãos dadas, giram na roda. Na segunda parteas crianças soltam as mãos e, seguindo a letra, batem palmas, batem com os pés no chão,e rodam girando em torno de si mesmas. Na quarta parte rebolam e fazem o gesto de colocar a criança na bacia. Na sétima parte, formam pares e vão tomar a benção de quem ficou sem par ou se não sobrou ninguém sem par, tomam a benção de alguma pessoa que esteja por perto.
Música:"FUI NO TORORÓ"
1) Fui no Tororó
Beber, água não achei
Achei bela morena,
Que no Tororó deixei
2) Aproveite minha gente
Que uma noite não é nada
Se não dormir agora
Dormirá de madrugada.
3) Ó dona ... ( nome de uma criança)
Ó dona ... ( repetir o nome da criança)
Entrarás na roda
e ficarás soazinha.
4) Sozinha eu não fico
nem hei de ficar
vou buscar (diz o nome de outra criança)para ser meu par.
5) Bota aqui o seu pezinho
Bem juntinho ao pé do meu E depois não vá dizer
Que você se arrependeu.
6) Eu passei por uma porta
Um cachorro me mordeu
Não foi nada, não foi nada
Quem sentiu a dor fui eu.
A roda gira enquanto as criança cantam as primeiras três partes e, na terceira , elas escolhem um deles para ir para o centro da roda. Esta criança escolhida responde cantando a quarta parte e ao citar o nome de outra criança de roda coloca-se à sua frente. Todos cantam a quinta parte, batendo palmas de acordo com o ritmo da cantiga, enquanto as duas crianças escolhidas dão a mão direita, estendem a perna direita para frente e colcam os pés juntinhos batendo palmas enquanto as duas pulam ora num pé, oraaa no outro, estendendo as pernas alternadamente pra frente.
CANTIGAS E BRINCADEIRAS DE RODA CANTADAS
Aumentar o interesse pelo brincar onde envolve a todos e é favorável ao desenvolvimento da coordenação de movimentos, memorização,desenvolvimento ritmo,sociabilidade, elas também podem através da música identificar ritmo, melodia, sons de objetos.
Gostou ? Logo outros modelos de bonecas, aguarde.
continuação do modo de fazer a boneca (1)
2)costurar e encher as partes B dos braços e C das pernas;
3) corpo: para começar montar a boneca, colocar sobre a mesa uma parte D cortada no tecido estampado.Posicionar as pernas como está na foto abaixo e prender com alfinete;
3) corpo: para começar montar a boneca, colocar sobre a mesa uma parte D cortada no tecido estampado.Posicionar as pernas como está na foto abaixo e prender com alfinete;
sexta-feira, 4 de novembro de 2011
Boneca de Pano (1)
Material básico para fazer qualquer tipo de boneca:
agulha,linhas,tesoura,alfinetes, lã ou viés, barbante ou tiras de pano para o cabelo;enchimento(ex: como lã,algodão,sacos plástico, panos picados).
1) Cortarno tecido liso, a partir do molde 1.A, 2 vezes, o rosto
Usar o molde 1.D, 2 vezes, para cortar o vestido/corpo no tecido estampado.
agulha,linhas,tesoura,alfinetes, lã ou viés, barbante ou tiras de pano para o cabelo;enchimento(ex: como lã,algodão,sacos plástico, panos picados).
Como Fazer:
1) Cortarno tecido liso, a partir do molde 1.A, 2 vezes, o rosto
Usando os moldes 1.B e 1.C cortar 4 vezes cada um para formar braços e pernas.
Cinco Maria
Desenvolve o raciocínio lógico e motricidade.
Primeira Jogada: Jogue todos os saquinhos no chão e tire um (normalmente se tira o saquinho que está mais próximo do outro). Depois com o mesmo, jogue-o para o alto e pegue um dos que ficaram no chã. Faça a mesma coisa até pegar todos os saquinhos.
Segunda Jogada:Jogue os cinco saquinhos no chão, depois tire um e jogue-os para o alto, porém desta vez se pega dois saquinhos de uma vez, mais o que foi jogado para o alto.Repita.
Terceira Jogada: Cinco saquinhos no chão tiram-se, e joga-se para o alto pegando desta vez três saquinhos e depois o que foi jogado.
Última Jogada: Jogam-se os saquinhos para o alto e pega-se todos os que ficarem no chão.
Primeira Jogada: Jogue todos os saquinhos no chão e tire um (normalmente se tira o saquinho que está mais próximo do outro). Depois com o mesmo, jogue-o para o alto e pegue um dos que ficaram no chã. Faça a mesma coisa até pegar todos os saquinhos.
Segunda Jogada:Jogue os cinco saquinhos no chão, depois tire um e jogue-os para o alto, porém desta vez se pega dois saquinhos de uma vez, mais o que foi jogado para o alto.Repita.
Terceira Jogada: Cinco saquinhos no chão tiram-se, e joga-se para o alto pegando desta vez três saquinhos e depois o que foi jogado.
Última Jogada: Jogam-se os saquinhos para o alto e pega-se todos os que ficarem no chão.
Brincadeiras de Faz-de-conta
Possibilita a criança ampliar suas experiências e se desenvolver afetiva, motora, cognitiva,social,imaginária,lúdica,estética, criativa, expressiva linguistica. Não é só nas tarefas cotidianas usando papel,tintas e lápis, é nas atividades práticas, é na construção que elas também aprendem com a experiência vivida, explorando o seu próprio conhecimento de criar, o de descobrir sua capacidade e cada um criar o seu modelo, o seu próprio brinquedo.
Desenvolvimento:
Contar a história e depois iniciar a confecção da casa sonolenta, com uma caixa de papelão e forrar com TNT colorido, desenhar na cartola as figuras,pintar e recortar e colar velcro nas figuras para fixa-las como conta a história.Os móveis são de pedacinhos de madeiras, papelão e plásticos coloridos e forrados com tecido coloridos, use sua criatividade.
MATERIAL UTILIZADO: caixa de papelão,TNT colorido, cola quente,folhas de cartola, lápis de cor, tecidos, tesoura,velcro.
"A Casa Sonolenta" / Autor: Audrey Woody
Era uma vez uma casa sonolenta, onde todos viviam dormindo. Nessa casa tinha uma cama, uma cama aconchegante, numa casa sonolenta onde todos viviam dormindo.
Nessa cama tinha uma avó, avó roncando, numa cama aconchegante, numa casa sonolenta onde todos viviam dormindo.
Em cima dessa avó tinha um menino, um menino sonhando, em cima da avó roncando, numa cama aconchegante, numa casa sonolenta onde todos viviam dormindo.
Em cima desse menino tinha um cachorro, um cachorro cochilando, em cima do menino sonhando, em cima da avó roncando, numa cama aconchegante, numa casa sonolenta onde todos viviam dormindo.
Em cima deste cachorro tinha um gato, umgato ressonando, em cima de um cachorro cocchilando, em cima de um menino sonhando, em cima de uma avó roncando, numa cama aconchegante, numa casa sonolenta onde todos viviam dormindo.
Em cima desse gato tinha um rato, um rato dormindo, em cima de um gato ressonando, em cima de um cachorro cochilando, em cima de um meninosonhando, em cima de uma avó roncando, numa cama aconchegante, numa casasonolenta onde todos viviam dormindo.
Encima dess rato tinha uma pulga ... Será possível? Uma pulga acordada, em cima de um rato dormindo, em cima de um gato ressonando,em cima de uma avó, numa cama aconchegante, numa casa sonolenta, onde todos viviam dormindo.Uma pulga acordada, que picou o rato, que assustou o gato, que arranhou o cachorro, que caiu sobre o menino, que deu um susto na avó, que quebrou a cama, numa casa sonolenta onde ninguém mais estava dormindo.
OBJETIVO: Fazer a leitura um ato prazeroso
Conhecer várias histórias, contos;
Contar as histórias ouvidas;
Ter criatividade, imaginação, humor,
Desenvolvolver hábito de ouvir com atenção;
Enriquecer e aumentar seu vocabulário;
Desenvolver o seu raciocínio, linguagem;
Descrever o cenário e personagen
Dar condicões para que o aluno tenham contato com a leitura e que possam produzir textos criativos ou desenhos.
JUSTIFICATIVA: Ler história e suscitar o imaginário da criança,estimular para que desenhe,para musicar, para brincar. A história lida e ouvida desenvolve todo o potencial crítico da criança, o pensar, dúvidas, questionamentos. A criança aprende valores, refretindo sobre suas ações desenvolvendo o seusenso crítico, criatividade, sua expressão e linguagem ouvindo histórias e contos.
Caracteristica:
Atividades lúdicas com objetivo de socializar cantigas de rodas, fábulas, contos de fadas, teatros de fantoches, brincadeiras e construção de brinquedos.Para auxiliar na prática pedagógica,estabelecer relação com a turma e professores, de forma multiplicadora.Para que profissionais na área da educação tenha mais um local de pesquisa, de auxilio em seu dia a dia.
OBJETIVO:
É propiciar atividades lúdicas voltadas a educação infantil básicas, de maneira sadia que hoje nossas crianças não conhecem mais com a nova tecnologia.
Assinar:
Postagens (Atom)